Você Já Pensou Em Abrir Empresa Em Catalão, Goiás? Saiba Como Aqui

Alguma vez você já pensou em abrir empresa em Catalão? O sonho de muitos brasileiros é abrir o próprio negócio, adquirir a independência financeira e se tornar o próprio chefe. E, realmente, quando se tem uma boa ideia de negócio, o primeiro passo a se fazer é tirá-la do papel! Porém, um passo importante também é regularizar a empresa e obter todos os registros.

Com medo da burocracia que esse processo envolve, muitas pessoas acabam atuando na ilegalidade. Porém, isso apresenta diversos riscos para o empreendedor. Por isso, demonstraremos a seguir que abrir e regularizar a sua empresa não é algo tão difícil assim. Nós, do Abertura Simples, podemos te ajudar com todo os procedimentos e documentos necessários! Continue lendo:

Sobre Catalão

Catalão é um município do estado de Goiás, com população de mais de 106 mil habitantes, segundo IBGE. Em 2015, a cidade apresentava o quinto maior PIB do estado, segundo estudo realizado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos.

O município conta com uma economia diversificada, abrigando empresas multinacionais, agropecuária forte e comércio diverso. Além disso, Catalão conta ainda com instituições de ensino técnico e superior, com grande potencial de crescimento.

Quais os passos para abrir empresa em Catalão?

Planejamento

O primeiro passo, e talvez o mais importante para abrir uma empresa de sucesso, é planejar. Muitas vezes, o empreendedor se precipita pensando em abrir uma empresa, conseguir um CNPJ, tirar as licenças, e acaba esquecendo dessa etapa.

Para fugir das estatísticas (de acordo com o IBGE, seis de cada dez empresas não sobrevivem aos primeiros cinco anos de atividade), é necessário fazer um bom planejamento. Esse é o ponto de partida para determinar o público alvo do seu negócio, estudar a concorrência, o mercado, etc.

A depender desses fatores, pode interferir diretamente na estrutura da sua empresa, na forma de atender os clientes, no seu produto ou serviço.

Para desenvolver o seu plano de negócios, separe todos os investimentos que você necessitará para equipamento, material, maquinário e pagamento de funcionários. Além disso, inclua, em escrito, uma pesquisa sobre o mercado, seus principais concorrentes, o seu público alvo e tudo mais que considerar relevante para sua nova empresa.

Principais pontos do Plano de Negócios:

  • Quem é sua empresa, o que ela faz, missão, visão e valores;
  • O que você vende? Descreva os principais produtos ou serviços;
  • Quem serão os seus clientes? Informações sobre o público-alvo;
  • Onde sua empresa ficará localizada? Localização ideal e dados sobre a região em que irá se instalar;
  • Qual estrutura operacional necessária? Todos os investimentos essenciais para iniciar as operações;
  • Quem serão os seus fornecedores? Faça uma lista com potenciais fornecedores e busque o contato de cada um;
  • Montante de capital para investimento e todo dinheiro gasto no início do negócio;
  • Qual será o seu faturamento mensal? Previsão de quanto você pretende receber em retorno à venda dos produtos ou prestação de serviços;
  • Em quanto tempo? Qual será o tempo para que esse capital investido retorne?

Tipos de atividade

Em seguida, é necessário identificar qual o segmento de atividade que deseja. Existem três distinções:

  • Prestação de Serviços: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;
  • Industria: atividade econômica que visa transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;
  • Comércio atacadista: direcionado para lojistas e Comercio Varejista, direcionado ao consumidor final.

Tipos de Natureza Jurídica

O próximo passo é preciso verificar qual o tipo de natureza jurídica de sua empresa. Isso representa uma classificação simples que os órgãos públicos criaram para poder identificar as empresas.

Por meio da natureza jurídica, a organização pode ser enquadrada em diferentes programas e receber diferentes benefícios e exigências.

Informar a natureza jurídica no momento de formalizar a empresa é uma questão indispensável, logo que cada uma possui formas diferentes de aplicação das normas. Existem diversas espécies de natureza jurídica, mas às entidades empresariais, são atribuídas principalmente:

  • Empresário Individual: Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada: É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples, ou SS: Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comercio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima: Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim divide em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou EIRELI: Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário mínimo vigente.
foto da cidade, representando contabilidade em catalão - abertura simples

Documentos necessários para abrir empresa em Catalão

Os documentos necessários para dar início ao processo de abrir empresa em Catalão são simples.

Para os sócios:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência de cada um;
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada;
  • Cópia do certidão de casamento, caso seja casado;
  • 1 cópia da folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Para a empresa:

  • 2 cópias simples do IPTU do Imóvel;
  • 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Procedimentos para abrir empresa em Catalão

Junta Comercial

O primeiro procedimento para abrir empresa em Catalão é reunir a documentação e fazer o registro da empresa na Junta Comercial da sua cidade. Você deverá apresentar uma série de documentos e formulário e, assim que aprovado, você receberá o NIRE(Número de Identificação do Registro de Empresa), contendo o número fixado no ato constitutivo, feito pela Junta Comercial ou Cartório.

CNPJ

Já com o NIRE em mãos, é necessário seguir para o registro da empresa como contribuinte. Ou seja, obter o número do seu CNPJ.

Todo esse processo é feito na Receita Federal, pela internet ou presencialmente. Se preferível de maneira física, é necessário apresentar alguns documentos, que podem ser entregues no ato ou por Sedex para a Secretaria da Receita Federal.

Vale lembrar que Microempreendedores Individuais não precisam seguir esse procedimento. Os MEIs podem fazer a solicitação do CNPJ de maneira automática pelo Portal do Empreendedor.

Inscrição Estadual

Empresas que atuam com a produção de bens e/ou venda de mercadorias precisam da Inscrição Estadual, registro feito na Receita Estadual ou Secretaria Estadual da Fazenda. Este número serve para o recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Esse documento é exigido para empresas dos setores de:

  • Comércio
  • Indústria
  • Serviços de transporte intermunicipal e interestadual
  • Energia
  • Comunicação

A solicitação dessa inscrição deve ser feita pela internet por um contador devidamente pré-autorizado (com senha de acesso).

Inscrição Municipal

Já a Inscrição Municipal é o registro feito junto a Prefeitura Municipal, que serve como uma espécie de permissão de funcionamento. Ela é exigida para empresas que prestam serviços, e tem relação direta com o recolhimento do ISS (Imposto Sobre Serviços).

Licença de Funcionamento

Todo estabelecimento de prestação de serviços, comércios ou industrias necessita de uma licença prévia do município para poder atuar. O Alvará de Funcionamento é um documento que autoriza a empresa de exercer suas atividades, e ele deve ser solicitado na Prefeitura ou outro órgão governamental municipal.

O empreendedor precisa se atentar a esse documento antes de qualquer locação ou compra de um imóvel para seu novo negócio, logo que é o Alvará quem alega o direito de exercer certas atividades em determinados locais.

Após a concessão do Alvará de Funcionamento, a empresa já está apta para inciar suas operações e seguir com os outros procedimentos específicos, como Cadastro na Previdência SocialAlvará do Corpo de BombeirosAlvará da Vigilância SanitáriaCADANINPI, entre outros.

Clique no banner e baixe um ebook completo de como abrir empresa em Catalão!

Banner do ebook de como abrir empresa em 2019
Baixe o ebook completo clicando no banner acima!

Jm Contabilidade & Abertura Simples

Nós, da Jm Contabilidade & Abertura Simples, realizamos todo esse processo por você, para que sua empresa seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça.

Nossa equipe está à disposição para atender você em todas as etapas da abertura de sua empresa. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir empresa em Catalão conosco.

Entre em contato com nossos representantes e inicie sua empresa com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Política de comentários: adoramos comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.