Por Que Deveríamos Aprender Empreendedorismo Nas Escolas?

Confira aqui algumas vantagens de ensinar empreendedorismo nas escolas e também como aplicar

Engana-se quem pensa que os assuntos de finanças, empreendedorismo e gestão deve fazer parte somente da vida de adultos. E se engana mais ainda quem imagina que chegamos à maioridade com esses conhecimentos aprendidos.

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, de cada dez empresas que abrem no Brasil, seis fecham antes de completar cinco anos. A falta de capacitação dos empreendedores, de conhecimento da área de atuação e as dificuldades em lidar com questões financeiras são só alguns dos motivos que atrapalham os planos de muitas pessoas.

Agora imagine se o empreendedorismo fosse ensinado nas escolas, da teoria à prática. Para ter uma sociedade empreendedora, é preciso, primeiramente, elevar o nível da educação, mas isso não tem a ver com ensinar a ser dono de empresas.

Ser empreendedor é, sobretudo, possuir um conjunto de habilidades que não depende apenas de talento e propensão pessoal. Essas habilidades também podem ser ensinadas. É preciso ensinar o aluno a ser autônomo, mas cooperar em equipes, despertar nele a vontade de se aperfeiçoar, crescer, criar, liderar e outros fatores importantes para quem almeja se tornar um empresário ou outro tipo de empreendedor! Ficou curioso para saber as vantagens e como implementar a matéria de empreendedorismo nas escolas e outras instituições de ensino? Então continue lendo:

Vantagens de ensinar empreendedorismo nas escolas:

Laboratório experimental

Uma das principais vantagens de ensinar empreendedorismo nas escolas é a possibilidade de falhar em um ambiente seguro para erros. Eles são tão importantes quanto os acertos no sentido de aprendizado. Nesse acompanhamento, o aluno pode viabilizar os riscos e suas consequências em um negócio, entender na prática o que é público-alvo e aprender porque ele é tão importante para uma empresa.

Ter uma boa ideia sobre empreendedorismo não quer dizer que o mercado estará de portas abertas para o jovem. Mas, essa experiência aumentará consideravelmente as chances de criação de negócios inovadores e com uma base sólida.

Desenvolvimento da mobilização

Os alunos que têm contato com o empreendedorismo na escola aprendem desde cedo o conceito de mobilização. Sempre com a supervisão ou ajuda de um professor, os jovens desenvolvem a autonomia e a liderança ao terem que distribuir funções entre os colegas, compartilhando com eles um objetivo em comum.

Quando o assunto é empreender, os grupos devem sempre se comunicar e não trabalhar de maneira isolada, como acaba acontecendo em algumas instituições de ensino. O bom funcionamento de uma empresa depende da comunicação e interação de seus colaboradores com todos os setores do negócio. No caso da escola, essa relação de proximidade deve ser vivenciada pelos alunos durante as atividades diárias.

Comprometimento com a sociedade

Nem todo estudante quer ser empreendedor, mas mesmo para esses, ter contato com o empreendedorismo na escola é importante. Isso porque a disciplina também ajuda a formar cidadãos e profissionais comprometidos com a sociedade.

O aluno não empreendedor acaba aprendendo como planejar, escolher e identificar possíveis riscos. Também desenvolve a consciência ambiental, econômica e social. Ou seja, não é apenas a recompensa financeira que importa, mas sim o desenvolvimento integral da pessoa.

Como aplicar empreendedorismo nas escolas?

Para conseguir levar o empreendedorismo para dentro da escola, a primeira coisa que a instituição precisa fazer é estar aberta para fugir um pouco da prática de trabalhar incessantemente o conteúdo. Além disso, ela deve incluir a tecnologia como aliada e também a interação com os alunos e familiares. A mudança precisa ser geral e com a participação de todos os colaboradores.

O modelo de ensino adotado precisa favorecer metodologias criativas, reconhecimento do local no qual a escola e o estudante estão inseridos, ajudando o aluno a descobrir as vantagens e as necessidades desse meio.

Além de uma disciplina específica sobre empreendedorismo que pode ser colocada no currículo escolar, é necessário que os demais docentes interajam suas aulas com esse novo modelo de ensino adotado e tragam a interdisciplinaridade para o dia a dia dos alunos.

Também é importante focar na capacitação do professor, que é o protagonista do ensino do empreendedorismo, contribuindo para estimular um novo perfil do profissional de educação. Por isso, para que uma mudança assim ocorra, é essencial uma completa remodelação do método de ensino e treinamento dos docentes, para que estes entendam a importância do novo foco e consigam ajudar a construir pessoas empreendedoras.


 

Política de comentários: adoramos comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam ou exclusivamente promocionais serão excluídos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.